Por Charly Esnal | Base Miami
Miami é um cenário em constante mudança, mas o fato de que está se tornando um destino para expansão, crescimento e investimento de negócios não pode ser negado. Apenas em 2016, a cidade atraiu US $ 1,3 bilhão em capital de risco.
A “Magic City” é agora um fator importante no cenário de negócios. Quão grande? Bem, a cidade ficou entre as 20 finalistas do Amazon HQ2. Outras empresas como Google, Facebook, Twitter, Uber, Lyft e Spotify construíram sua sede latino-americana em Miami. Isso serve como um lembrete de que a cidade tem cultura, crescimento e força tecnológica para atrair o interesse desses gigantes da tecnologia.
Todo esse boom que Miami está vivenciando fez com que várias organizações, como o Cambridge Innovation Center (CIC), direcionassem esforços para promover os pontos fortes da cidade e orientar empresários e empreendedores ao navegar por toda essa paisagem fascinante, porém complexa.
Este objetivo nasceu com a criação de Why Miami, uma iniciativa baseada no CIC para reunir informações, conteúdo e recursos de povos locais, organizações e instituições públicas e privadas que têm um impacto direto em Miami e para apresentar a cidade para quê é: um dos centros de tecnologia mais promissores dos Estados Unidos.
Existem muitos motivos, assim como discutimos antes em nosso artigo sobre as “5 razões para Miami ser a melhor cidade para startups latino-americanas”. No entanto, queremos orientar todos os empresários interessados em explorar esta cidade a conhecer o ecossistema de startups de Miami.
Navegue pelos tópicos através do menu abaixo:
Inspire-se participando de eventos
Os eventos podem ser a centelha que alimenta a ideia por trás da sua empresa, mas não só. Também serve como uma forma de aproximar diferentes comunidades com um objetivo: inovar.
Miami oferece uma grande variedade de eventos, desde hack-a-thons a encontros para novos empreendedores. Tem algo interessante para cada pessoa. Alguns dos eventos mais relevantes estão sendo realizados pelo Venture Café, que recebe a maior reunião semanal de inovadores empreendedores, engajados e criativos no sul da Flórida - com eventos acontecendo virtualmente neste período de pandemia. Por outro lado, Tech Beach oferece a capacidade de fazer networking, projetar sua empresa e aprender mais sobre o que está acontecendo na comunidade.
O eMerge America, um dos maiores eventos do ano, é utilizado para uma infinidade de atividades, todas com o objetivo de construir, lançar e dimensionar as ideias dos participantes. Em 2019, recebeu mais de 15.000 pessoas de mais de 400 empresas e 40 países.
O Startup Grind Miami organiza diferentes eventos que podem ajudá-lo a se conectar com o ecossistema de startups do sul da Flórida, seja você um empreendedor em estágio inicial, um profissional em grandes corporações ou um investidor.
Todas essas organizações e atividades têm o mesmo objetivo: transformar Miami no Tech Hub dos EUA.
Participe de cursos de treinamento para desenvolver habilidades de equipe
Sua startup pode começar com poucas pessoas, mas você precisará de talento humano para sustentar a expansão de seu negócio quando estiver experimentando um crescimento acelerado. Para isso, a importância dos cursos de formação para desenvolver e aprimorar competências é de extrema relevância. Instituições acadêmicas e empresas estão dedicando esforços consideráveis para fornecer os recursos que o crescimento das startups de Miami exige.
Existem muitas opções de instituições e empresas que podem ajudá-lo neste assunto. Wyncode, uma renomada academia de programação com sede em Miami, forma pessoas com habilidades altamente colocadas em startups e empresas de alto crescimento. Eles acreditam e promovem um modelo de educação disruptivo que está em constante mudança e melhoria.
A Fundação iLab Startup é outro exemplo de instituições que levam o talento a novas alturas. Por meio de um currículo desafiador e rigoroso, eles fornecem aos empreendedores iniciantes e aspirantes a estrutura, treinamento, orientação e rede global necessária para abrir uma empresa. Tem apoiado empresários oferecendo oportunidades de educação, orientação, networking e financiamento. Ele se dedica à criação de riqueza e retribuir à comunidade.
O pool de talentos da cidade contém um vasto potencial. A mistura de culturas (40% dos residentes de Miami são estrangeiros) oferece uma ampla gama de perspectivas. Há um fluxo constante de talentos para as empresas escolherem, você só precisa escolher aqueles que atendem às suas necessidades.
Encontre o seu espaço de trabalho compartilhado (co-working)
“Miami é o lar dos mais espaços de coworking da América”, segundo pesquisa feita pelo grupo Yardi Matrix, em 2018. Por que o co-working é um sucesso em Miami? O estudo chama a atenção para um grande número de empreendedores e empresas iniciantes nos setores de telecomunicações e de medicina. Mas também há o crescimento acelerado que a cidade está tendo, o que exige que as equipes encontrem um espaço de trabalho compartilhado que atenda às suas necessidades.
As empresas têm se esforçado para encontrar soluções e atender às necessidades das startups de rápido crescimento com sede em Miami. WeWork é uma daquelas instituições que podem ajudá-lo a resolver seus requisitos de espaço de escritório, seja você uma empresa estabelecida ou uma startup em crescimento. Eles estão empenhados em apoiar suas empresas membro usando sua visão, experiência e portfólio imobiliário para fornecer as soluções que você está procurando. Quase 40% do Global Fortune 500 usa WeWork para aprimorar a estratégia do local de trabalho.
O CIC é outra excelente opção na procura de espaços de coworking. É um líder global em comunidades de construção e inovação que apoiou mais de 6.000 startups e empresas de tecnologia (com mais de US $ 8 bilhões investidos em empresas que começaram em espaços CIC) e tem uma forte presença em Miami. Ele oferece espaços de escritório criativos e flexíveis e opções de coworking que adaptam inovadores, empresários e empreendedores.
Receba ajuda das autoridades locais
Um dos pontos fortes do governo de Miami é que ele está ciente do potencial que um dia pode transformar a cidade em um centro de tecnologia de classe mundial. Por isso, oferecem incentivos fiscais gratuitos e um dos menores impostos corporativos dos EUA (5,5%).
“Miami deixou de ser simplesmente uma cidade de entrada para agora uma cidade global. Isso não ocorre apenas devido à nossa riqueza de diversidade e multiculturalismo, mas também por causa de um espírito empreendedor único que ressoa profundamente em nossos bairros”, disse Francis X. Suarez, prefeito de Miami.
Além disso, existem várias organizações, como o Beacon Council, que orientam e assessoram as informações fiscais. O CIC e o Endeavor Miami também ajudam os empreendedores a se conectar com todos os diferentes programas disponíveis para eles.
Participe de programas de mentores de financiamento inicial
O financiamento é uma parte crítica de qualquer empresa porque aumenta sua visibilidade e agrega valor ao seu negócio. No entanto, pode ser particularmente revolucionário nos estágios iniciais de qualquer inicialização.
The Venture City é um excelente exemplo de financiamento inicial comprometido. Eles têm mais de 50 parcerias de tecnologia, e mais de 25 empresas se beneficiam de seus programas de crescimento todos os anos, graças ao conjunto de habilidades e mentalidade que eles forneceram, que supera aqueles do Vale do Silício.
Existem muitas outras opções em Miami para sua startup. Programa Endeavor ScaleUp, 500 Startups, 500 Startups, Startup FIU, Venture Hive e The South Florida Accelerator são apenas alguns que se destacam como mentor de novas startups.
Lembre-se, sem recursos e sem alguém para orientá-lo, mesmo a equipe mais dedicada e apaixonada terá dificuldades para desenvolver seus projetos e despertar o interesse dos investidores.
Onde arrecadar fundos
Navegar por uma cidade em expansão como Miami, em busca de fundos para o seu negócio, pode ser incrivelmente complexo, pois nem todo mundo tem conexões com investidores. Mas existem opções boas e confiáveis para essas novas startups.
Miami Angels é um grupo de investidores anjos com sede no sul da Flórida que financia empresas em seus estágios iniciais. Já investiu mais de $ 14 milhões desde 2014 e credenciou mais de 100 investidores.
A Knight Foundation é outra instituição forte que está financiando ideias que apoiam e aumentam o ecossistema de tecnologia de Miami. Já investiu mais de $ 30 milhões em espaços, aceleradores e eventos tão grandes como o eMerge Americas. Miami é o centro de seu programa de empreendedorismo, que é um testemunho de como a cidade pode atrair instituições renomadas para apoiar empresas e sua tecnologia.
Muitas empresas já aproveitaram todas as vantagens que Miami oferece. Wyncode é uma delas. Em 2014, seus fundadores, Johanna e Juha Mikkola, se mudaram para a cidade com apenas uma missão: transformar a forma como a educação funciona. Eles fizeram isso sem conhecer ninguém. Hoje, o Wyncode formou mais de 800 pessoas e mais de 400 empresas - desde startups a gigantes como a Amazon - contrataram seus programadores.
Resumindo
Em suma, Miami possui todos os ingredientes para levar sua empresa a novos níveis. Incentivos para negócios, impostos baixos, um pool incrível de talentos humanos e um vasto ecossistema empreendedor são os fatores que tornam a cidade um promissor centro de tecnologia. É um lugar que ainda está sendo construído e, para um empresário, não há nada mais empolgante do que começar o quanto antes um projeto que pode mudar suas vidas.
Conheça mais sobre a Base Miami:
Comments